
INTERCÂMBIOS
INTERCÂMBIOS
Desculpe, não encontramos o que você procurava
DEPOIMENTO DOS ALUNOS

"O semestre de intercâmbio na Universidade da Concordia foi valorizado ao máximo. A universidade, apesar de pequena, permitiu uma integração completa com alunos, professores e uma excelente infraestrutura acolhedora. As aulas práticas focadas em laboratórios foram desafiadoras e enriquecedoras para o curso. Os canadenses e estudantes internacionais foram muito receptivos, possibilitando amizades valiosas. A natureza de Alberta é indescritível e proporcionou experiências inesquecíveis. O semestre deixou um gostinho de quero mais e seria uma oportunidade voltar."
Bethania Volmer, do curso Biologia, estudou na Concordia University of Edmonton, no Canadá, por meio da Bolsa de Estudo ELAP em 2023.

"Apadrinhar Kyösti foi uma das melhores experiências que já vivi, a troca de cultura e a amizade que se formou foi muito importante para mim e vai durar para sempre. Pude colocar meus conhecimentos em prática e treinar meu inglês, que foi um jeito ótimo e muito divertido de estudar. Quando o vi pela primeira vez ele veio apertando a minha mão no aeroporto e eu abracei ele, já quando me despedi dele queria apertar sua mão mas ele me puxou para um abraço e disse que tinha aprendido a abraçar do jeito brasileiro, foi difícil não chorar."
Depoimento da Bruna Prudêncio, acadêmica do curso de Turismo. Ela apadrinhou o Kyösti Tiainen, da Finlândia, através do nosso programa "Apadrinhe um intercambista"

"Fazer um intercâmbio muda completamente a sua visão de mundo. Eu sabia que iria enfrentar desafios muito grandes, mas a Feevale me mostrou cases de sucesso e eu pude sonhar e me preparar para esse momento.
Está sendo muito bom me jogar e não ter medo, pois é uma forma de aprender. No meu trabalho, tenho a oportunidade de aprender sobre energia verde em relação ao hidrogênio, que é um projeto inovador."
Carolina Zimmer, do curso de Engenharia Elétrica, foi intercambista em 2023 na Universidad Miguel Hernandez del Eche, Espanha.

"Foi incrível estar com as meninas por dois meses, mostrando o estado, passeando, fazendo uma super imersão na nossa cultura... Certamente foi tão gratificante para mim como foi para elas! Sinceramente, eu imaginava o programa como algo bem diferente e "mais simples". Acabei me envolvendo muito com as meninas, ajudando em coisas bem além de "mostrar a cidade" e ajudar com a faculdade. E posso dizer que foi uma experiência muito gratificante. Já fui intercambista um dia e sei o quão difícil é a gente chegar em outro país sem conhecer ninguém/nada, sem ter ajuda para abrir uma conta, arrumar um chip de celular... Acho que isso foi o que me deixou ainda mais engajada e com vontade de ajudar as meninas e facilitar a vida delas aqui. Juntas fomos à praia, à serra, aos cânions, à Oktoberfest e mais... comemos churrasco, xis, A la minuta, entreveiro, cachorro-quente, pinhão, charque! Passar pelo programa trouxe para mim e para o meu noivo (que nem estuda na Feevale, mas esteve presente em todos os momentos com as meninas) uma alegria imensa!! Espero ter a oportunidade de acompanhar mais intercambistas e fazer ainda mais amigos."
Depoimento da Fernanda Fonseca, acadêmica do Curso de Direito. Ela apadrinhou o Sandra Fuentes e Camila Campos, acadêmicas do Curso de Fisioterapia, do Chile, através do nosso programa "Apadrinhe um intercambista"

"Viver durante um ano em um país com cultura e clima tão opostos ao Brasil, além de não saber nem pedir comida na língua local, pareceu assustador. Antes de embarcar, por momentos me questionei se havia sido uma boa decisão. Hoje, já de volta, não consigo me imaginar tendo vivido uma experiência diferente. A Alemanha me ensinou sobre autonomia, deslocar-me mais a pé, saber aproveitar a própria companhia, apreciar um bom repolho cozido com batatas e principalmente sobre qualidade de vida.Agora, possuo laços com pessoas dos lugares mais diversos do mundo, que compartilharam comigo a experiência de viver em um lugar tão diferente de casa, mas que com o tempo se tornou um segundo lar. A Júlia que deixou o Brasil, definitivamente não é a mesma que voltou da Alemanha. A segunda possui uma bagagem infinitamente maior sobre diferentes culturas e pontos de vista, conhece muitos mais lugares incríveis e tem muitas mais histórias para contar (e também fala alemão básico, hehe). A sensação que fica é que vivi 10 anos em 1. O mundo fica muito maior quando saímos da nossa zona de conforto!"
Júlia Volmer Spiecher, do curso de Psicologia, foi intercambista em 2023 na Otto-von-Guericke-University Magdeburg, Alemanha

"Primeiramente, gostaria de agradecer ao intercâmbio Feevale por me permitir participar do programa. Acredito que as melhores partes do "Apadrinhe um Intercambista" para mim, neste semestre, foram vivenciar outras culturas sem sair do lugar em que vivo, aperfeiçoar a língua espanhola e ganhar não só uma nova amizade, mas uma família mexicana. Além de todos os momentos que passei com a Frida em quase 6 meses, o mais marcante foi receber parte de sua família na minha casa e passar o réveillon compartilhando essa experiência, também com meus pais, podendo apresentar mitos e verdades, costumes do ano novo, gastronomia e fazer futuros planos para conhecer o México."
Laryssa Ferreira De Lima acadêmica do curso de Turismo, madrinha da intercambista Frida Margarita Hernández García, do curso de Jornalismo, México, julho 2018.

"Acredito que tudo na vida tem o momento certo para acontecer. Fazer intercâmbio sempre foi um desejo meu mas aconteciam situações que adiavam o meu sonho. Até que em um certo dia, navegando pelo site da Universidade encontrei a oportunidade de fazer um intercâmbio de graduação. O intercâmbio de graduação é um oceano de possibilidades, não só pelo networking mas sim em poder pensar, como no meu caso, a educação física escolar em uma outra perspectiva, poder compreender outros conceitos e metodologias que podem ser utilizados aqui."
Pietra Hoppen Vier, do curso de Educação Física, foi intercambista em2023 na Universidade Beira Interior, Portugal.

"Tive a oportunidade de fazer intercâmbio pela Feevale no Instituto Politécnico de Leiria em Portugal. Experiencia essa que me possibilitou além de aprofundar meus conhecimentos na área de enfermagem ter uma imersão cultural em um país cujo idioma não me foi impeditivo. As experiências no ambiente hospital foram enriquecedoras e me ajudaram a traçar novos objetivos para minha carreia profissional. Além do mais a receptividade dos portugueses foi um diferencial no processo de internacionalização."
Rodrigo Tressoldi, estudante de Enfermagem. Intercambista no Politécnico de Leiria, Portugal, 2022/01. Observership - Experiência na área de Enfermagem

"O intercâmbio no Canadá foi uma experiência incrível e enriquecedora. Conheci novas culturas, enfrentei o inverno rigoroso de Toronto, e vivi na casa acolhedora da Mary, onde fiz amizades sólidas e aprendi muito inglês e espanhol com minha "irmã" peruana. Experimentei a diversidade culinária, desde o Canadian dry até o Maple Syrup, e participei de eventos esportivos locais como hockey e basketball. Estudei inglês voltado para área médica por três semanas e fiz estágio no renomado Hospital Sick Kids. Nas horas livres, explorei Toronto, visitei Niágara Falls e Blue Mountain. Foi um mês de descobertas, aprendizado e crescimento pessoal. A dica que eu dou é: se tiver a chance de estudar no exterior, não hesite. É uma experiência mágica e transformadora, mesmo que dê medo, se jogue!"
Valeska Biazus, do curso de Medicina, participou do programa Observership, no Canadá, em 2023.

"Em agosto de 2025, tive a oportunidade de participar do International Summer School, um intercâmbio de duas semanas na University of Southern Denmark.
Foi uma experiência única, que uniu conhecimentos atuais e relevantes para a minha formação acadêmica com a imersão completa na cultura de um país diferente.
Tive a oportunidade de conviver com pessoas de diversas partes do mundo, com diferentes perspectivas e histórias de vida, e fiz amizades que vou guardar comigo para sempre.
Fazer um intercâmbio foi uma oportunidade incrível, que ampliou os meus horizontes e deixou aprendizados e memórias inesquecíveis!"
Ana Luiza Marques Corso, 8° semestre, curso de Engenharia Civil Da Feevale. Realizou o curso “Cities and Climate Change”
_16.29.41_2588d92e.jpg)
"Passar as duas semanas estudando na SDU foi um choque desde o início, porque a faculdade é muito maior e com mais infraestrutura do que eu poderia ter imaginado. Ao longo do curso conheci pessoas de todos os tipos de nacionalidade, incluindo o próprio professor do curso de verão, que é chinês. Por conta disso houveram muitas trocas valiosas e pessoais.
Ficar nos dormitórios no campus também fez da experiência ainda mais especial, porque as pessoas do curso de verão se juntavam pra jantar juntas, ir pra festa e pubs, então várias amizades aconteceram.
Em resumo, o ambiente é muito propício pra fazer amigos, o que foi especialmente importante pra mim, que fui sozinha.
A Dinamarca em sí é muito mais calma que o Brasil, e em Odense especialmente as coisas são bem paradas, o que eu não sabia. Os comércios fecham cedo e nem a loja de conveniência dos postos de gasolina estão abertos após as 23h. A luz da cidade foi o grupo de estudantes do curso de verão, que levaram consigo muito caos e histórias boas que fomos criando juntos. Foi muito bom fazer parte disso."
Isadora Fernanda Schmidt, 6° semestre, cursa Design na Feevale. Realizou o curso “Decision, Persuation, and Negotiation”
_14.55.25_3c440bea.jpg)
"Meu nome é Júlia e, em agosto, fui para a Dinamarca participar do International Summer School na University of Southern Denmark. A universidade é moderna, bem organizada e as aulas foram maravilhosas. Pude vivenciar de perto a cultura, a culinária e os costumes do país. A Dinamarca é um lugar limpo, calmo e perfeito para passeios ao ar livre. É bem diferente do Brasil, pois as pessoas são mais reservadas, mas, sempre que precisei de ajuda, os dinamarqueses me apoiaram da melhor forma. Sem dúvida, a decisão de internacionalizar meus estudos foi a melhor que já tomei! Foram duas semanas cheias de vivências, estudos e também muita diversão — com noites de jogos, karaokê, drinks e vôlei. Sinto-me muito grata por essa experiência e pelas pessoas incríveis que conheci nessa jornada."
Júlia Liczbinski Klippel, 6° semestre, estuda Psicologia na Feevale. Realizou o curso “Decision, Persuation, and Negotiation”